in Jornal de Notícias
Um terço da população mundial é cristã, o equivalente a 2,18 mil milhões de pessoas, revela um mega-estudo do centro de investigação norte-americano Pew, realçando que os cristãos são o primeiro grupo religioso, à frente dos muçulmanos.
O estudo, noticiado pela AFP, sobre a população cristã mundial e que se baseia em 2.400 inquéritos realizados em 200 países, salienta que a mesma permaneceu estável durante um século em termos de dimensão, mas muito variada quanto à repartição no mundo.
Segundo a pesquisa, citada pelas agências internacionais, o número de cristãos quadruplicou num século, quase tanto como a população mundial, o que significa que a proporção de cristãos continuou relativamente estável (de 35% para 32% actualmente).
Contudo, a repartição no planeta é diferente: há cem anos, 93% da população cristã concentrava-se na Europa e nas Américas, contra 63% hoje.
Mesmo nestes continentes, a percentagem de cristãos diminuiu: dos 95% para os 76% na Europa e dos 96% para os 86% nas Américas.
Contrariamente, na África Subsariana e na Ásia-Pacífico, o número de cristãos aumentou: respectivamente de nove para 63% e de três para sete por cento.
Actualmente, a região da África Subsariana concentra 24% da população cristã e a Ásia-Pacífico 13%.
O estudo do centro de investigação Pew adianta que 50% dos cristãos são católicos, 37% protestantes, 12% ortodoxos e um por cento mórmons ou Testemunhas de Jeová.
Os cristãos formam o primeiro grupo religioso no mundo, à frente dos muçulmanos, que totalizam 1,6 mil milhões, o correspondente a 23,4% da população mundial.
Por países, Brasil, Estados Unidos e México concentram o maior número de cristãos, logo seguidos por Rússia, Filipinas e Nigéria.
Quanto a regiões, Médio Oriente e África do Norte são as que têm menos cristãos, apenas quatro por cento.