20.12.11

Economia mundial está "num momento muito perigoso"

in Diário de Notícias

A economia mundial encontra-se actualmente "num momento de viragem muito perigoso", disse hoje em Lagos a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Durante um debate sobre o futuro económico de África, a directora do Fundo advertiu que a actual crise financeira pode ter repercussões graves sobre os países em vias de desenvolvimento.

Na segunda-feira, os países da zona euro acordaram reforçar os recursos do FMI com 150 mil milhões de euros, pedindo a outros parceiros que se juntem ao esforço, com vista a salvaguardar a estabilidade financeira global.

Os ministros das Finanças da União Europeia indicaram numa nota à imprensa que os países da zona euro (com exceção de Grécia, Irlanda e Portugal) decidiram destinar ao FMI 150 mil milhões de euros. De fora deste esforço ficam Grécia, Irlanda e Portugal.

Depois da Nigéria, Lagarde visitará o vizinho Níger. O FMI anunciou ainda hoje que Lagarde viajará à África do Sul em janeiro, onde irá encontrar-se com o Presidente sul-africano, Jacob Zuma.