Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line
O emprego caiu 0,3% em Portugal entre Junho e Setembro face ao segundo trimestre, e 0,1 % quer na zona euro quer no conjunto da UE.
O valor para Portugal significa que no terceiro trimestre o emprego voltou a cair em cadeia, após ter estabilizado no primeiro semestre do ano (0,0% e +0,1% no primeiro e segundo trimestres). No final de 2010 tinha caído 0,5%.
A queda registada em Portugal foi a terceira maior da zona euro (mas sem que sejam conhecidos valores para a Grécia), a par da Dinamarca e atrás da Eslovénia (-0,5%) e da Espanha (-1,5%).
Em termos homólogos, o emprego caiu 0,8% no terceiro trimestre deste ano (face a igual período do ano passado), enquanto na zona euro subiu 0,2%, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
A queda homóloga do desemprego em Portugal foi igual à do segundo trimestre, depois de -1,8% no final de 2010 e -1,6% no primeiro trimestre deste ano.
Os -0,8% de Portugal representam a quarta maior queda homóloga do emprego entre os países da zona euro, a par da Dinamarca e atrás da Espanha (-1,5%), da Eslovénia (-1,8%) e da Grécia (cujo valor provisório aponta para -7,6%).
Ao nível europeu, a queda do emprego registou-se sobretudo na agricultura e pescas (-4,6% homólogos na UE e 2,2% na zona euro) e na construção (-2,8% homólogos na UE e -3,8% na zona euro). O Eurostat não apresenta dados sectoriais por país.