Susana Otão, in Jornal de Notícias
Oito cidadãos asiáticos foram surpreendidos no decorrer de uma inspecção da ASAE, realizada esta sexta-feira, escondidos num camião frigorífico que transportava carne congelada para um armazém, em Alverca.
Os seis homens e duas mulheres estariam a ser transportados para trabalharem, de forma clandestina, nesse local, que estava já referenciado pelas autoridades.
Quando os inspectores da ASAE solicitaram a abertura da caixa frigorífica do camião, que seguia em Alverca junto ao acesso da A1, e que transportava produtos alimentares provenientes da China, foram surpreendidos pela presença dos cidadãos escondidos entre sacos de carne congelada e outros produtos alimentares, que eram transportados sem o devido acondicionamento e sem obedecer a cuidados de higiene e segurança.
Nenhum dos detidos tinha documentos, nem falavam português, pelo que, posteriormente, entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) se apurou que todos, de nacionalidade chinesa, se encontravam em situação ilegal em Portugal, sendo ainda que dois deles tinham já pendentes processos de expulsão.
Apenas o condutor do veículo pesado, entretanto apreendido, também de nacionalidade chinesa, tinha a documentação regularizada, no entanto, foi-lhe instaurada uma participação criminal por indícios da prática do crime de angariação de mão de obra ilegal.
No decorrer da acção de fiscalização da ASAE, cujo objectivo era o de efectuar controlos de mercadorias, numa acção que decorreu por todo o país, foram ainda apreendidos 1500 quilos de géneros alimentícios e cinco mil peças de vestuários suspeitas de serem contrafeitas ou furtadas.