Por Maria Lopes, in Público on-line
No vídeo de Boas Festas que hoje foi colocado na página da Presidência da República, Cavaco Silva deseja "um ano de 2012 tão bom quanto possível".
"Este ano vivemos o Natal com a preocupação da crise. Sei que é difícil, na situação actual, não pensar nos cuidados redobrados do dia de amanhã. Mas também sei que os portugueses estão determinados a lutar por um futuro melhor", realça o Presidente no vídeo de pouco mais de um minuto.
Aníbal Cavaco Silva começa a mensagem pela mesma frase que usou no ano passado - o "Natal é a festa da família" - para vincar em seguida que é no seio familiar "que podemos encontrar os afectos que nos dão força, a solidariedade de que precisamos nas horas difíceis, as alegrias que nos ajudam a atravessar a vida". É na família, realça o presidente, que se aprende "a respeitar o outro" bem como "os gestos que nos aproximam e nos ensinam que nenhum homem deve viver isolado, que, se dermos as mãos, vamos sempre mais longe".
O apelo vem, então, pela voz de Maria Cavaco Silva: "Vamos precisar muito uns dos outros e, por isso, é necessário que o espírito solidário do Natal perdure para lá destes dias de boa vontade e de partilha. Que as dificuldades não tenham força para nos afastar do essencial."
Depois de desejar a todos um Feliz Natal, o Presidente remata a mensagem desejando "um ano de 2012 tão bom quanto possível".
O vídeo é desta vez gravado tendo como cenário alguns presépios em barro do mestre José Franco - que estão em exposição aberta ao público no palácio de Belém -, longe da opulência das quatro árvores de Natal profusamente decoradas, como aconteceu no ano passado.