10.1.23

GRANDE REPORTAGEM: VIDAS DE TRABALHO SEM SAÍREM DA MISÉRIA

Joana Loureiro, Sónia Calheiros, in Visão

Ter emprego não é sinónimo de uma vida digna e refeita. Em Portugal, 500 mil trabalhadores vivem abaixo da linha da pobreza. Os restantes 1,8 milhões de pobres são pensionistas, crianças, inválidos, desempregados, excluídos… Mas as histórias que aqui lhe contamos são de quem, mesmo empregado, não consegue sair do patamar mais baixo da sobrevivência. Como se resolve este problema?

O que vale a António Grega e à sua mulher, Cátia, é serem organizados e saberem as prioridades. “Não fazemos futilidades, como ir ao McDonald’s”, exemplifica o operário. Só quando um dos sete filhos faz anos vai com os pais deliciar-se com a gulosa fast food. Os outros irmãos também hão de ir, mas à vez, cada um no dia do seu aniversário.

A morar num prédio de sete andares, o T3, que para quatro seria razoável, para nove é acanhado. À entrada, uma dezena de pares de sapatos todos alinhados na sapateira – não há margem para desarrumação. Num dos quartos dormem as quatro meninas; no do lado, os três irmãos. Há afeto em cada moldura com fotografias de momentos especiais.


[artigo na integra disponível só para assinantes]