18.1.23

MEDIDAS DE COMBATE À POBREZA FORAM DEBATIDAS EM POMBAL

Marta Botas, in Pombal TV

O Município de Pombal promoveu na passada sexta-feira, dia 13, uma conferência que juntou nos Claustros dos Paços do Concelho os principais responsáveis nacionais e internacionais na estratégia de combate à pobreza e à exclusão social.

Teve como oradores o Padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti Pobreza; Maria José Vicente, Coordenadora Nacional da EAPN Portugal; Sónia Costa, do Observatório Luta Contra a Pobreza; e Elisabete Santos, responsável pela Unidade de Investigação e dos Observatórios da EAPN Portugal.

A sessão incluiu a reflexão e a partilha de contributos que possam promover a coesão social do concelho de Pombal, e marcou o início da definição de um plano local na matéria, com vista à igualdade de oportunidades e à continuação da construção de uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

Numa nota enviada à PombalTV, o Município de Pombal destaca que a temática do combate à pobreza e à exclusão social “assume a maior importância num contexto em que Portugal conta com cerca de 4,5 milhões de pessoas em risco de pobreza e exclusão social”, e recorda que “o primeiro e principal objetivo de desenvolvimento sustentável estabelecido pelas Nações Unidas para 2030 é precisamente erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares, por forma a garantir que todos têm direitos iguais aos recursos económicos e acesso a serviços básicos”.

A luta contra a pobreza e a exclusão social constitui um dos objetivos específicos de política social da União Europeia (UE) e dos Estados-Membros.

A Comissão Europeia tem como objetivo a retirada de 15 milhões de pessoas da situação de risco de pobreza ou exclusão social até 2030.

Em Portugal, está em vigor um documento agregador que estabelece a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) 2021-2030 e que visa desencadear uma abordagem multidimensional e transversal de articulação das políticas públicas para a erradicação da pobreza.