in Jornal de Notícias
O deputado do PSD eleito pelo Círculo da Emigração da Europa, José Cesário, mostrou-se, ontem, preocupado pelos casos de emigrantes portugueses que têm vergonha de que se saibam que são pobres. "Somos um país de emigrantes, sempre fomos, mas em Portugal conhece-se muito mal a realidade da nossa emigração", disse o antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, durante um encontro no Centro Marítimo da Venezuela, antigo Centro Luso de Caracas.
"A nossa emigração varia muito, temos muitas emigrações. Cada país é um caso, tem uma realidade muito própria e nós, em Portugal, não percebemos as diferenças, pensa-se que se és emigrante estás bem na vida, porque habituamo-nos a ver as pessoas que lá vão (a Portugal) a de alguma forma apresentar algum sucesso", disse. "Mas há muitos casos de insucesso. Há muitos problemas, dificuldades e mesmo aqueles que às vezes aparentam sucesso têm por trás de si um percurso de dificuldades enormes. A pobreza muitas vezes arrasta atrás de si a vergonha que impede as pessoas de darem a cara e isso é muito complicado", prosseguiu.
Segundo José Cesário "se Portugal quiser estar mais próximo das suas comunidades tem de haver uma relação pessoal, muito mais directa, entre quem está lá e quem está cá", tem de se conhecer o que é positivo mas também as dificuldades, problemas e "sobretudo como estão os mais necessitados, que esses não visitam os clubes".
"Independentemente da posição política, é essencial que entre quem está no governo e quem está na oposição haja um mínimo de entendimento, de maneira a todos podermos remar no mesmo sentido, que é defender os interesses dos nossos, estejam eles onde estiverem", enfatizou.