26.2.07

Erradicação de pobreza depende de empresas

in Portugal Diário

Responsabilidade social é determinante no mundo empresarial

O presidente da associação empresarial GRACE, João Reis, sustentou esta segunda-feira, no Porto, que a erradicação da pobreza extrema, a igualdade do género ou a sustentabilidade ambiental dependem do conceito de responsabilidade social das empresas. A notícia foi avançada pela agência Lusa.

O presidente da Grace, (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), uma associação que agrupa cerca de 30 empresas, maioritariamente multinacionais de diferentes áreas de negócio que comungam o objectivo de disseminação de práticas socialmente responsáveis, falava perante uma plateia de futuros gestores e economistas da Universidade Católica do Porto.

João Reis citou, como exemplo de uma empresa socialmente responsável, o projecto desenvolvido em Timor pela Delta Cafés, referindo-se, em concreto, à melhoria, reabilitação e construção de infra-estruturas escolares nas respectivas regiões produtoras de café.

Estando integrada numa cultura onde existe «uma vulgar utilização de menores como força de trabalho», a Delta proíbe qualquer forma de trabalho infantil, tendo criado uma escola para ocupação dos tempos livres dos filhos dos colaboradores, disse o responsável.

No âmbito do seu projecto, a empresa de Campo Maior comprometeu-se a investir um euro no seu programa de acção social em Timor por cada quilo de café processado na empresa.

Num seminário destinado a apresentar os «Objectivos de Desenvolvimento do Milénio», aprovados em 2000 pela Nações Unidas para serem atingidos até 2015, João Reis abordou o papel das empresas para ajudar à concretização dessas metas, que abrangem áreas tão diversas como a erradicação da pobreza extrema e da fome, a redução da mortalidade infantil ou a sustentabilidade ambiental.

O presidente da Grace considerou que «o papel das empresas fica mais robusto se elas tiverem em consideração os meios onde estão inseridas e as pessoas que fazem parte desse meio».

João Reis defendeu ainda que os Objectivos do Milénio só serão alcançáveis se forem concretizadas parcerias multi-sectoriais que envolvam o poder público, os governos, organizações internacionais, empresas e outros agentes sociais, nomeadamente as ONG'S.

Pertencem à Grace, entre outras, a IBM, DHL Portugal, Fundação PT, Alcatel, BES, BP, FLAD, Euronext, Inapa, MacDonalds, Páginas Amarelas, Prosegur, Unicer, Vodafone e Xerox>/i>.