24.3.10

Crianças e jovens vêem televisão até mais tarde

Ana Gaspar, in Jornal de Notícias

Novelas da TVI são os formatos preferidos por metade dos mais novos


Os mais novos estão a ver mais televisão entre as 22 horas e a meia noite. Na TVI, o público jovem das novelas só é ultrapassado pelo de "Morangos com açúcar". A falta de descanso e a qualidade dos conteúdos estão na preocupação dos especialistas.

Já vai longe o tempo em que os pais permitiam aos filhos verem a telenovela antes de irem para a cama. Hoje, os hábitos de consumo de televisão estão a mudar e são cada vez mais as crianças e jovens (dos 4 aos 14 anos) a ficarem até mais tarde frente ao aparelho. Segundo dados fornecidos pela Marktest, esta faixa horária recebe, desde o início do ano, a atenção de 20% do universo infanto-juvenil que é de 1 milhão, 147 mil e 800 indivíduos. E, destes, quase metade (48,1% nos primeiros 15 dias de Março) esteve a ver as novelas da TVI.

"É um dado que já se vem a registar há algum tempo. Não só estão a ver televisão até tarde, como os programas mais vistos são as telenovelas", corrobora Sara Pereira, investigadora da Universidade do Minho, que estuda as relações entre os média e as crianças. "É uma questão complicada. Estamos aqui com algum jogo do empurra. As estações transmitem a mensagem que cabe aos pais, e cabe, de facto, estabelecer as regras e cuidados", não só no que diz respeito "às necessidades do sono das crianças - há professores que o assinalam -", mas também à diversidade dos programas.

A investigadora recorda que, no ano passado, aquando da apresentação do estudo em que participou, intitulado "A televisão e as crianças", estas mesmas recomendações foram feitas às estações e ao público em geral.

"A maior parte das famílias não sabe o que é que aquela sinalética significa", explica, referindo-se à classificação etária dos programas estabelecida pelas estações. "Há países onde são exibidos 'spots' publicitários sobre o tempo que os mais pequenos devem passar a ver televisão", acrescenta ainda como exemplo da contribuição que as estações podem dar de educação para os média.

Guiões a pensar nos mais novos

Os guionistas que escrevem as novelas da TVI sabem que as produções são seguidas pelos mais novos e têm isso em conta quando escrevem os textos. Patrícia Müller, autora de "Mar de paixão", que vai para o ar pelas 21.30 horas, sublinha que tem "muito respeito" pelo público jovem, não tivesse sido a primeira temporada de "Morangos com açúcar" a sua estreia na escrita televisiva. "Temos noção que temos de escrever para toda a gente. Os textos têm de ser o mais transversais possível".

A introdução de crianças no elenco é uma das estratégias utilizadas como "elemento de identificação", conforme explica António Barreira, que assina "Meu amor". Problemas do quotidiano dos jovens, como o divórcio dos pais, são tratados nas tramas, mas de forma a que proporcionem alguma reflexão. Os elementos de comédia ajudam a libertar as tensão provocada pelos momentos mais dramáticos.