2.2.11

Mais de 4,2 milhões de desempregados no final de Janeiro

in Diário de Notícias

O desemprego em Espanha atingiu em Janeiro o valor mais elevado desde 1996, com mais de 4,2 milhões de pessoas sem trabalho, um aumento de 3,2 por cento face ao mês anterior, anunciou hoje o Governo.

Dados do Ministério do Trabalho indicam que no final de Janeiro, estavam desempregadas em Espanha 4.231.003 pessoas (mais 131 mil do que em Dezembro), o nível mais elevado desde que se começou a recolher esta estatística de forma equivalente, em 1996. Apesar do aumento e do nível recorde atingido, o crescimento foi menor do que o registado no mesmo mês de 2010.

A secretária de Estado do Emprego espanhola, Mari Luz Rodriguez, admitiu em comunicado que os dados são "negativos", mas lembrou que, tradicionalmente, o mês de Janeiro é mau para o emprego. Apesar disso, Rodriguez considerou que o acordo social que será hoje assinado pelo Governo, sindicatos e patrões permitirá melhorar as condições do mercado laboral espanhol.

Na análise dos dados, o Ministério do Trabalho refere que o aumento do desemprego atingiu mais as mulheres (mais 79 mil, um aumento de 3,8 por cento) comparativamente ao crescimento de 2,5 por cento entre os homens. O desemprego aumentou em todos os sectores, mas sentiu-se especialmente nos serviços de onde vieram 80 por cento dos novos desempregados.