in Diário de Notícias
A Comissão Europeia vai apresentar na terça-feira "recomendações" de política económica para os 27 Estados-membros, numa altura em que as orientações para Portugal já foram negociadas com Lisboa e estão incluídas no memorando assinado com a 'troika'.
De acordo com o executivo comunitário, as "recomendações" baseiam-se na nova "coordenação económica reforçada" entre os Estados-membros e são feitas ao ritmo do "semestre europeu".
Bruxelas irá analisar a situação económica e orçamental de cada país da União Europeia e avaliar se as medidas propostas nos seus programas nacionais de reformas (PNR) e programas de estabilidade e convergência (PEC) são coerentes com os objetivos delineados.
"Nos Estados-membros que considerar ser necessário, a Comissão Europeia irá enumerar reformas estruturais e medidas adicionais para melhorar o crescimento económico nos próximos 12 a 18 meses", segundo fonte comunitária.
As "recomendações serão "discutidas e avalizadas" pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia na reunião que vão ter a 23 e 24 de junho em Bruxelas.
A mesma fonte referiu que as orientações e medidas que Portugal tem de tomar nos próximos meses já estão contidos no memorando assinado entre a 'troika' internacional (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e o Governo.
Irlanda, Grécia, Roménia e Letónia também seguem programas idênticos e são alvo de uma supervisão apertada por parte das instâncias europeias.