in Diário de Notícias
Taxas elevadas de crescimento "não são necessariamente sinónimo de desenvolvimento", afirmou hoje o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em Lisboa.
O ministro falava na abertura dos quatro seminários de alto nível no âmbito da reunião anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que decorre até sexta-feira em Lisboa.
Como anfitrião das assembleias anuais do BAD, o ministro português referiu-se às taxas de crescimento elevadas registadas por África nos últimos anos, um "comportamento favorável" que deverá manter-se nos próximos anos.
"Importa ter presente que elevadas taxas de crescimento não são necessariamente sinónimo de desenvolvimento e muito menos de um desenvolvimento que seja sustentável", declarou Teixeira dos Santos.
O ministro das Finanças defendeu, por isso, a identificação de políticas dirigidas aos grupos mais vulneráveis das populações, "como sejam os jovens, as mulheres e os pobres".
Teixeira dos Santos lançou os trabalhos de quatro seminários que decorrem em simultâneo, dedicados a temas diferentes como a juventude e criação de emprego, o setor energético em África, o sector privado do continente e a inovação para o crescimento.