17.9.11

Padre defende disciplina para promover voluntariado

in Diário de Notícias

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, defendeu na sexta-feira a introdução de uma disciplina nas escolas dedicada à promoção do voluntariado.

"É fundamental que os jovens se dediquem ao voluntariado", exortou aquele que é também director do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa do Porto.

As declarações de Lino Maia foram feitas no início das Jornadas Missionárias 2011, que decorrem em Fátima até domingo, numa conferência intitulada Voluntariado e Nova Consciência Social.

O padre lembrou que "muita da acção desportiva, cultural, recreativa e social é feita por voluntariado, por todas essas aldeias e por esse País, anonimamente e com entusiasmo" e que em Portugal há mais instituições de solidariedade social do que freguesias.

Por outro lado, sublinhou, do que é feito por estas instituições ao nível da acção social 73,6 por cento têm origem em instituições da Igreja ou de inspiração católica, acrescentando que se está perante instituições dirigidas por voluntárias e criadores de emprego qualificado.

"A Igreja que somos está grandemente dependente do voluntariado", realçou, notando que em tempo de crise há muito trabalho para fazer, até porque "não se pode estar à espera que o Estado faça tudo".

Em Portugal, disse Lino Maia, "em cada 100 pessoas existem 20 que vivem abaixo do limiar da pobreza", considerando que "o voluntariado é o contributo mais decisivo para atenuar os números da pobreza".

O padre Lino Maia alertou ainda os cerca de 200 participantes na conferência que o voluntariado "não pode ser feito de qualquer maneira" e que se deve "apostar na formação e qualificação, para que se possa fazer o melhor pelos outros".

As Jornadas Missionárias 2011, sob o tema Voluntariado e Missão, terminam no domingo, com o destaque a ir para a conferência prevista para sábado da Representante do Ano Europeu do Voluntariado, Fernanda Freitas.