21.9.11

Região Norte com mais 12 mil funcionários públicos num ano

in Jornal de Notícias

A administração pública na Região Norte tinha, no segundo trimestre de 2011, mais 12 mil empregados, um crescimento de 20,9%, face ao período homólogo, de acordo com o Boletim Norte Conjuntura.

"Entre os ramos cujo emprego, no segundo trimestre de 2011, apresentou na região do Norte variações homólogas mais acentuadas, haveria que referir a administração pública, com mais 12 mil empregados, representando um crescimento de 20,9%", refere o documento, divulgado esta quarta-feira, que alerta para a alteração do modo de recolha de informação do Instituto Nacional de Estatística, com a adopção do modo telefónico.

Em sentido contrário, as actividades administrativas e dos serviços de apoio perderam 10 mil empregados em relação ao período homólogo.

No documento, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) salienta que "os dados disponíveis sugerem que a estimativa do emprego regional nestes dois ramos de actividade poderá ter sido particularmente afectada pela quebra de série, pelo que a análise das respectivas variações homólogas deve ser efectuada com as necessárias reservas".

No segundo trimestre de 2011, a taxa de desemprego na região Norte desceu duas décimas, para 12,6%, face ao trimestre anterior, mantendo-se acima das 12,2% registado no trimestre homólogo de 2010, segundo o relatório trimestral Norte Conjuntura.

De acordo com o documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), "no segundo trimestre de 2011, a taxa de desemprego na região Norte cifrou-se em 12,6%, ficando aquém do registo do trimestre anterior (12,8%), mas acima do valor referente ao trimestre homólogo de 2010, de 12,2%.

A taxa de desemprego no Norte continuou acima da média nacional que foi de 12,1%.

Ao mesmo tempo, na região Norte, a taxa de emprego (dos 15 aos 64 anos de idade) alcançou o valor mais elevado desde há dois anos, com 64,1%.