in Notícias de Aveiro
O 2º encontro nacional da Re-food, movimento que luta diariamente contra o desperdício alimentar, teve lugar no passado dia 23 de janeiro, em Lisboa, e juntou mais de 400 delegados de Norte a Sul de Portugal, em prol de um bem maior: acabar com o desperdício alimentar e com a fome em Portugal.
Pela primeira vez, o núcleo de Aveiro marcou presença num encontro desta natureza, marcado pela partilha de um ano de crescimento exponencial do movimento a nível nacional e pela abertura próxima de um núcleo em Madrid, Espanha.
Para além de temas relacionados com a consolidação do movimento em Portugal e partilha de experiências e boas práticas, houve ainda lugar para a criação da Equipa de Formação Re-food que levará a cabo sessões de formação a todos os voluntários que farão parte deste movimento solidário e sustentável. Rita Sanches e Fernando Santos são os formadores do Núcleo Re-food Aveiro.
A aposta na formação é um dos valores que distingue a Re-food. Por isso mesmo, todos os núcleos terão formadores para que seja transmitido o melhor e maior conhecimento do movimento e para que, dentro do mesmo, sejam levadas a cabo as melhores práticas assentes no conhecimento profundo do que é o voluntariado, a segurança alimentar e a legislação, em vigor.
A Re-food Aveiro encontra-se, atualmente, na sua fase de implementação, o que significa que a equipa reúne todas as condições para arrancar com o projeto na cidade, faltando apenas uma sede (centro de operações) que reúna as condições necessárias para suprir as necessidades das famílias e pessoas carenciadas.
Rita Sanches, membro do grupo de gestores do núcleo Re-food em Aveiro, afirma que “sendo este um movimento 100% voluntário, não existe uma estrutura financeira que nos permita alugar um espaço. Nesse sentido, toda a equipa de 50 gestores trabalham diariamente para alcançar este objetivo, seja através de uma renda simbólica, ou através de mecenato. Toda a ajuda é preciosa para que a luta contra o desperdício alimentar seja uma realidade em Aveiro”.
“Enquanto este processo se vai consolidando, a Re-food Aveiro continua a querer envolver toda a comunidade neste movimento, esperando encontrar um espaço para a instalação da sede o mais brevemente possível, de forma a acabar com o desperdício e a fome em Aveiro”, explica.
O 2º Encontro Nacional de um dos movimentos que se posiciona atualmente como sendo um dos mais importantes para acabar com a fome em Portugal, contou ainda com a presença do representante da FAO Portugal (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Hélder Murteiro.
Sobre a Re-food
A Re-food é uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, que trabalha para eliminar 100% do desperdício de alimentos e, consequentemente, a fome em cada bairro. Opera na e para a comunidade. A Re-food tem um modelo de baixo custo / alta produtividade que melhora a qualidade de vida das pessoas carenciadas, enquanto reforça o tecido social da comunidade local.
O Movimento Re-food vive uma situação ímpar, em Portugal: além de contar com perspectivas de forte crescimento, com 25 Núcleos já em funcionamento e com 27 em implementação, conta já também com um elevado número de voluntários (5.000, em Outubro de 2015).