in Notícias ao Minuto
O combate ao desemprego jovem e os limites das emissões dos automóveis em condições reais de condução são temas a tratar no primeiro dia do plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).
Os eurodeputados vão tratar hoje de políticas para o desemprego jovem, bem como debater uma proposta sobre as emissões poluentes do setor automóvel.
O destaque dos trabalhos desta semana acontecerá, porém, um dia depois com a deslocação da primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, ao plenário para a análise das reformas legais que permitem a nomeação dos dirigentes nos media públicos e dificultar a tomada de decisões no Tribunal Constitucional, segundo os críticos.
A discussão das decisões tomadas pelo governo do partido Direito e Justiça (PiS) incluirá representantes do Conselho e da Comissão, dias depois de a Comissão Europeia ter anunciado a abertura de um procedimento inédito que poderá resultar em sanções.
O executivo comunitário informou que irá avançar com o "diálogo estruturado" com a Polónia, o 1.º passo do quadro normativo para salvaguardar o Estado de direito na UE.
Na terça-feira, os eurodeputados recebem ainda o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para o debate sobre as conclusões da cimeira de dezembro, dominada pela crise migratória, terrorismo e 'Brexit'.