in Correio do Ribatejo
Cerca de 1500kg de resíduos foram removidos do Polje de Minde no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, numa acção de voluntariado ambiental promovida pela AQUANENA e pelo Município de Alcanena, no âmbito da iniciativa “Alcanena + Sustentável” e do projeto “Guarda Rio”.
A acção decorreu em três locais na orla do Polje, junto a Minde, e envolveu cerca de meia centena de voluntários, entre os quais elementos do Agrupamento de Escuteiros 1336 de Minde, da Associação Recreativa e Cultural de Vale Alto, dos Amigos da Vida Selvagem, do Movimento Mira-Minde, contando ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Minde e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Os resíduos foram transportados para o Ecocentro de Alcanena e foram separados de acordo com a sua tipologia. Em apenas três locais foram encontrados pneus, resíduos de construção civil, plásticos de diversas tipologias, resíduos têxteis, monos (antigos televisores, computadores, colchões), entre outros.
A organização disponibilizou aos voluntários diversos kits de luvas, sacos e pinças para a recolha dos resíduos. Os kits são reutilizáveis permitindo o apoio aos voluntários de outras iniciativas a ser realizadas no futuro.
A acção teve como objectivo remover resíduos indevidamente depositados no Polje e sensibilizar a população para os riscos de contaminação e poluição deste importante património natural do concelho de Alcanena que está classificado, desde 2006 como Sítio Ramsar por ser zona húmida de importância internacional, que acolhe espécies ameaçadas ou comunidades de plantas e animais importantes para manter a biodiversidade na região biogeográfica em que se insere.
O Polje tem ainda a particularidade de ser um ponto central de acumulação de água que, posteriormente, é drenada e tem ligação com três nascentes: Gruta da Nascente do Almonda, o Olho d’ Água de Maria Paula e o Complexo da Nascentes do Alviela.
A iniciativa integra o projeto “Alcanena + Sustentável”, que foi objeto de candidatura e obteve cofinanciamento através do Fundo Ambiental no âmbito do “Aviso n.º 14199/2022 – “Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022”.