16.8.10

Concurso de Artes «DIVERSIDARTES» está em Braga no dia 4

in Diário Digital

O Concurso de artes «DIVERSIDARTES» vai estar no dia 4 de Setembro em Braga, no auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a partir das 21:30 horas.
O projecto surge no âmbito do Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, mais concretamente do Projecto «10Construir», sendo o resultado de um trabalho de parceria entre as Câmaras Municipais da Região do Cávado – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde – e a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal.

O concurso tem por objectivo, «através da arte», sensibilizar para «a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social», segundo a organização. As áreas artísticas a concurso são Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dança.

A competição dirige-se a todas as instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como à população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado. A participação e a inscrição são gratuitas.

No âmbito do projecto «10Construir», a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal promove ainda um Ciclo de Peças de Teatro Fórum intitulado «DAR VOZ», com a presença do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra.

A iniciativa pretende, «através do teatro», promover «uma reflexão conjunta sobre vivências de pobreza e de exclusão, inclusive com vista à desconstrução de preconceitos acerca da pobreza e da exclusão social e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social», acrescenta a organização.

O Teatro do Oprimido (TO) caracteriza-se pela utilização das técnicas da dramaturgia que visam «favorecer a compreensão e a procura de alternativas para problemas pessoais e comunitários, estimulando reflexões sobre problemas vividos e explorando histórias do quotidiano».

O auditório do Pólo da Escola Profissional Amar Terra Verde em Amares recebe a iniciativa no dia 11 de Setembro, às 21:30. Em Vila Verde, a apresentação terá lugar no dia 25 de Setembro, pelas 21:30, no Auditório da Escola Amar Terra Verde.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia obrigatória. As inscrições podem ser realizadas até cinco dias antes da respectiva peça, por telefone ou e-mail.