in Jornal de Notícias
O crescimento da indústria na zona euro acelerou mais do que esperado em Julho, apontando para uma recuperação das exportações na Europa.
De acordo com o indicador produzido pelo Markit Economics, segundo o qual uma leitura acima dos 50 pontos significa expansão, os 16 países da zona euro conseguiram aumentar a produção industrial de 55,6 (de junho) para 56,7 pontos.
O valor observado representa um máximo de três meses e supera as estimativas dos analistas ouvidos pela agência financeira Bloomberg.
Os fabricantes europeus ajudaram a apoiar a recuperação da região, acelerando a produção para responder às necessidades mundiais de exportação.
A Volkswagen AG, o maior fabricante automóvel da Europa, anunciou no final da semana passada o seu maior lucro trimestral em dois anos.
Ainda assim, o crescimento da produção chinesa desacelerou em julho, havendo indicações que nos EUA a mesma situação tenha ocorrido, sugerindo que os exportadores podem ter dificuldades para manter o crescimento dos lucros.
"O impulso que temos visto nos últimos meses não vai ser mantido", disse à Bloomberg Ralph Solveen, economista do Commerzbank em Frankfurt.
"O crescimento vai enfraquecer, mas não vai apontar para um final de recuperação. É uma normalização após um arranque inicial", acrescentou.