in Diário de Notícias
Presidente do IEFP estima uma nova descida mensal do desemprego em Julho e rejeita tratar-se apenas de efeito sazonal.
As duas "capitais" do País, Lisboa e Porto, registaram aumentos de 15% e 7% no número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Junho, face a igual período do ano anterior. Mas o concelho com maior número de desempregados registados nos centros de emprego é o de Vila Nova de Gaia, com uma subida de 16%, chegando assim aos 27 605. Segue-se Lisboa, com 23 836, Sintra, que tem 18 762, e, em quarto lugar, o Porto, com 15 399 desempregados (ver mapa).
Os dados constam da informação mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativa à situação em cada centro de emprego. Em Junho, tal como já tinha sido divulgado, a taxa de desemprego caiu muito ligeiramente, para 10,8%, depois de em Maio se ter fixado nos 10,9%, segundo dados do Eurostat.
Ontem, o presidente do IEFP, Francisco Madelino, estimou uma nova queda do número de desempregados para o mês de Julho. "Os dados não são ainda definitivos, são preliminares, mas tudo aponta para que a tendência de menos novos inscritos nos centros de emprego se possa também verificar em Julho", disse Francisco Madelino. Isto mesmo que o FMI e a Comissão Europeia prevejam a manutenção de um desemprego elevado ao longo deste e do próximo ano.
Para sustentar aquela sua previsão, o presidente do IEFP refere: "Quando analisámos a tendência, a variação era de 50% em termos homólogos e agora é de 9%." Francisco Madelino sublinhou que "o desemprego baixou em Junho sobre Maio, como já tinha baixado de Maio para Abril".
E em Junho, afirma, a redução no número de inscritos foi de 15%, o equivalente a menos 5400 pessoas face a 2009. Ou seja, uma redução dos inscritos há três meses consecutivos.
O gestor do IEFP rejeita ter-se tratado de um efeito sazonal. "Não é um efeito sazonal, porque em 2008 e 2009 não se verificou esta redução, é, sim, uma tendência que se verifica desde os últimos oito meses, em variação homóloga", sustenta Francisco Madelino.
O IEFP deverá apresentar dentro de alguns dias os dados do desemprego referentes ao mês de Julho.