25.3.11

Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social: uma experiência de lideranças partilhadas

in Rede em Prática


Candidatura única ou candidaturas várias; objectivos comuns, acções diversificadas; destinatários - todos quantos pudessem ser envolvidos. Foi este o ponto de partida das Plataformas Supraconcelhias do Ave e do Cávado, perante a possibilidade de efectivar candidaturas que pudessem concretizar o objectivo de trabalhar a percepção sobre a pobreza, as ideias a desconstruir ou a reinventar, potenciar a participação daqueles que vivem situações de exclusão.

A concertação necessária para optimizar recursos, o compromisso de participação, rapidamente se transformou num trabalho em rede, de diferentes redes, sustentado na (s)candidatura (s) aglutinadora (s)da EAPN, com uma forte coesão e identidade territorial.


Mais do que parceria de execução foi sobretudo um trabalho de co-construção e co-produção de actividades, com uma abordagem muito inovadora ao tema da pobreza e da exclusão social. O produto final, está para além das actividades executadas, saindo reforçada uma metodologia de acção, de trabalho em rede, em que a participação, monitorização rede, em que a participação, monitorização e disseminação, tiveram impacto em acções de planeamento, de reformulação dos PDS e dos Planos de Acção. Este caminho que nos trouxe até onde não imaginávamos, terá continuidade na construção comum de pontes para a inclusão.

Maria Luísa Costa
ISS, I.P. – Centro Distrital de Braga