in Diário de Notícias
O Presidente da República alertou hoje que é preciso conquistar a confiança das instituições internacionais para que no futuro estejam dispostas a refinanciar a dívida portuguesa e renovou os apelos para que a campanha seja esclarecedora.
"Teremos que, não posso deixar de repetir porque sem isso não teremos sucesso, trabalhar melhor, poupar mais e temos que conquistar a confiança das instituições internacionais por forma a que elas no futuro estejam dispostas a refinanciar a dívida portuguesa", afirmou.
O Presidente da República falava aos jornalistas no final da cerimónia comemorativa dos 100 anos do Instituto dos Pupilos do Exército, em Lisboa.
Questionado sobre a forma como tem decorrido a campanha eleitoral, que começou oficialmente domingo, Cavaco Silva afirmou que não deve fazer comentários e remeteu a sua avaliação para a mensagem que dirigirá aos portugueses no dia anterior à eleição, 4 de Junho.
"Eu irei falar aos portugueses como é tradição no dia 4. Até lá manter-me-ei em silêncio em relação ao que está a ocorrer na nossa campanha eleitoral. Eu espero é que ela seja esclarecedora em relação à gravidade da situação do país", afirmou.
Cavaco Silva considerou que "é bom que os portugueses tenham consciência que o país se encontra numa situação muito séria e por isso que possam pedir aos diferentes partidos que apresentem as suas propostas para ultrapassar uma situação que é muito grave. Eu já disse isso várias vezes e não me canso de repetir", sublinhou.