in TVI24
Iniciativa vai acontecer em Lisboa e Porto, mas arealiza-se em mais 58 países
Crise é motivada por «jogos de interesse» feitos «nas costas do povo» Cáritas: ajuda a pobres aumenta de 5 mil para 62 mil Cerca de cinco mil pessoas deverão participar, este domingo, em Lisboa e no Porto, na Marcha contra a Fome, uma iniciativa que vai doar 25 por cento das verbas angariadas para a Caritas Portuguesa, escreve a Lusa.
Em paralelo, e desde segunda-feira passada até ao próximo domingo, está activo o número 760 10 30 60, cujo custo da chamada (60 cêntimos) reverte também a favor da Caritas.
Carlos Courelas, membro da organização da Marcha contra a Fome, disse à Lusa que as inscrições, que custam cinco euros, «estão a correr muito bem» e aguarda muitas mais no próprio dia, «porque as pessoas podem inscrever-se mesmo antes do início da marcha».
A Marcha contra a Fome permitiu no ano passado angariar 50.000 euros, o que equivale a 250.000 refeições servidas através do programa de refeições escolares do Programa Alimentar das Nações Unidas.
A iniciativa, realizada a nível mundial, dá pelo nome de «Walk the World» e pretende contribuir para o objectivo da Campanha do Milénio das Nações Unidas: erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015.
Carlos Courelas considera que mais importante do que conseguir superar o número de participantes do ano passado é fazer com que o montante de donativos aumente.
Com apenas 20 cêntimos o Programa Mundial das Nações Unidos serve uma refeição a uma criança nas escolas.
Cada inscrição na marcha, no valor de cinco euros, assegura 25 refeições escolares a crianças dos países mais pobres do mundo.
A Marcha decorre em 58 países e, em Portugal, inicia-se às 10h00 na Torre de Belém, em Lisboa, e no Cais de Gaia, no Porto.
Ambos os percursos terão cerca de quatro quilómetros, que em Lisboa vão ligar a Torre de Belém à Pala das Docas e no Porto levarão os participantes do Cais de Gaia até ao Passeio Alegre.