in Região Bairradina
O Centro Social de Vila Nova de Monsarros, a Junta de Freguesia de Vila Nova e a Delegação da ADRA firmaram, no passado dia 27, um protocolo de parceria com o objectivo de apoiar famílias em risco na freguesia, ou eventualmente fora da freguesia.
O presidente da Junta de Freguesia, António Duarte, referiu que “há cada vez mais dificuldades na freguesia”, acrescentando que “há quem passe necessidades e não peça ajuda por vergonha”. “É preciso combater a pobreza envergonhada que existe”, afirmou.
O autarca adiantou que “esta parceria permite sinalizar casos de carências e depois podermos ir ao encontro dessas pessoas para as ajudar”.
António Duarte realçou que “há pessoas na freguesia que já não podem comprar medicamentos porque não têm dinheiro”.
Sublinhou que “nunca daremos dinheiro a ninguém. Daremos apoio ou pagaremos algumas despesas”.
João Martins, Director Executivo da ADRA, considerou que este protocolo “faz todo o sentido. É uma parceria importante para nós, dado que temos a sede da delegação em Vila Nova e há necessidade de trabalhar mais com a freguesia”.
Sublinhou ainda que “o facto de irmos ao encontro das pessoas é a abordagem correcta”. Terminou dizendo que “este é o primeiro passo para outras acções de parceria”.
Segundo o protocolo assinado, a parceria abrange pessoas individuais ou famílias nas quais seja comprovada situação sócio-financeira que condicione e limite a satisfação das necessidades básicas.
A metodologia de intervenção assentará em três vertentes: sinalização, apoio e encaminhamento.
O protocolo refere que cabe ao Centro Social a distribuição de roupa e excepcionalmente (após aprovação da Direcção) distribuição de refeições cozinhadas.
Cabe à Junta de Freguesia a disponibilização de recursos financeiros para a compra de géneros perecíveis (carne, peixe, pão e frutas), pagamento de despesas correntes (por exemplo luz, água, gás, entre outros) ou pequenas obras de melhoramento ou adaptação da habitação.
Cabe à Delegação de Vila Nova da ADRA a distribuição de géneros alimentares, roupas, mobiliário e apoio logístico, ao nível de pequenas obras de melhoramento ou adaptação habitacional.
O Centro Social fará ainda o encaminhamento dos beneficiários para entidades competentes a fim de solicitar os apoios disponibilizados pelo Estado, assim como, apoio ao nível burocrático e logístico para candidatura a medidas pretendidas/necessárias ao beneficiário.