in Jornal de Notícias
A confiança dos consumidores piorou em Julho pelo quinto mês consecutivo e o clima económico estabilizou em valor positivo, indicou o Instituto Nacional de Estatística.
A confiança dos consumidores piorou de -40,1 em Junho para -42 em Julho, o que representa o quinto mês consecutivo de quedas neste indicador, que apresenta um movimento descendente desde a transição de Fevereiro para Março deste ano.
A justificar este movimento, segundo os dados do INE, está a expectativa das famílias portuguesas de um piorar da situação financeira no lar, da situação económica do país e das expectativas de desemprego no país nos próximos 12 meses.
A capacidade de poupar dinheiro foi o único dos pontos dentro do indicador de confiança que melhorou, ainda que de forma ligeira, de -41,7 para -41.
O indicador de confiança do comércio também piorou, de forma ligeira, passando de -2,1 para -2,7.
Por outro lado, o indicador de clima económico tem vindo a melhorar, desde as fortes quedas registadas em 2009, estabilizando nos 0,1 de Junho para Julho.
O indicador de confiança da construção e obras públicas melhorou de -41,4 em Junho para -39,9 em Julho. Semelhante movimento tiveram ainda os indicadores de confiança nos serviços, que melhorou de -8,7 para -8,4, da confiança na indústria transformadora, de -12,7 para -12,2.