27.7.10

Funcionários das IPSS, Misericórdias e CERCI's em greve

in Jornal de Notícias

Os trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI's) fazem greve hoje, terça-feira, contra o congelamento das comparticipações do Estado.

Um comunicado divulgado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FP) refere que a paralisação é uma forma de protesto contra "o estrangulamento financeiro das instituições, os despedimentos, o congelamento das comparticipações do Estado e dos salários e por aumentos salariais".

"As comparticipações do estado já foram reduzidas no ano passado, estas IPSS têm cada vez mais solicitações das populações e cada vez há mais utentes que não podem pagar o que dá origem a despedimentos", explicou à Lusa Luís Pescas, da FP.

"Se se concretizar a intenção do Governo de congelar as comparticipações atribuídas anualmente às IPSS, Misericórdias e CERCI's", o Governo criará um grave problema social, "já que tal medida inviabilizará o futuro de muitas instituições, pondo em causa os respectivos postos de trabalho e prestação dos serviços".

O sector, garante o sindicato, emprega mais de 150 mil pessoas. A partir das 14.30 horas está marcada uma concentração frente ao Ministério do Trabalho.