13.1.16

No Barreiro e no distrito de Setúbal

in Rostos on-line

O melhor resultado ao nível do país com a integração de pessoas com deficiência

O melhor resultado ao nível do país com a integração de pessoas com deficiência
Num jantar, realizado ontem à noite, o Rotary Club do Barreiro atribuiu a Augusto Sousa a distinção «Profissional do Ano».
“O melhor resultado com a integração de pessoas com deficiência, ao nível do país, são aqui no Barreiro e no distrito de Setúbal”, salientou Augusto Sousa.

“A FENACERCI foi formada na casa da minha mãe, aqui no Barreiro” disse.

Augusto Sousa, psicólogo, co-fundador da Rumo e da NÓS, tem sido um animador de diversos projectos ao nível nacional e europeu, foi distinguido pela Câmara Municipal do Barreiro com o galardão «Barreiro Reconhecido» e recebeu a distinção da «Nobre Causa da Cidadania».
Ontem, Augusto Sousa ao receber do Rotary Clube do Barreiro a distinção de «Profissional do Ano» tornou-se a 20ª personalidade reconhecida pela sua vida profissional.

Nós aprendemos com as pessoas

Augusto Sousa, salientou que a distinção que estava a receber era “um prémio” que resultava do seu envolvimento na vida da comunidade – “nós somos o que aprendemos com as pessoas que estão ao nosso lado, somos sempre fruto da comunidade”, disse.
Referiu Augusto Sousa – “as primeiras pessoas com quem aprendi foram as pessoas com quem trabalhei”.

Contra a Guerra Colonial

Recordou que a sua formação de base foi no Colégio Militar – “mas nunca fui militarista” e que, quando foi estudar para o Instituto Superior Técnico, no ano de 1969, a primeira actividade em que participou, como estudante universitário, foi numa manifestação no Cais do Sodré – “contra a Guerra Colonial”.
Salientou o seu gosto por arquitectura, mas que foi a psisologia que sempre o cativou tendo concluído a sua Licenciatura no ISPA, numa experiência que não esquece de partilhar o seu estudo e investigação, através do contacto directo com utentes do Hospital Júlio de Matos.

FENACERCI foi formada no Barreiro

Augusto Sousa, recordou a sua participação na formação da CERCIMB, no ano de 1978, com a cumplicidade de sua mãe, uma animadora do Movimento Escola Moderna, que tinha um forte núcleo no concelho do Barreiro.
“A FENACERCI foi formada na casa da minha mãe, aqui no Barreiro” disse.
“Fui aprendendo a gostar do Barreiro, onde conheci muitas pessoas que lutavam pela Liberdade, pessoas que aprendi a respeitar”, sublinhou.

Um Barreiro mais fraterno.

Augusto Sousa, na sua intervenção referiu o importante trabalho desenvolvido pela RUMO, na procura de soluções para as pessoas.
“O melhor resultado com a integração de pessoas com deficiência, ao nível do país, são aqui no Barreiro e no distrito de Setúbal”, salientou.
Referiu o trabalho que está sendo dinamizado nos últimos anos através da Rede de Empregabilidade do Barreiro e Moita e com a criação da Rede de Desenvolvimento Local.
“Estamos a contribuir para o farnel que vamos levar no caminho que todos temos que fazer para construir uma sociedade mais fraterna, onde somos diferentes uns dos outros e sejamos tolerantes, numa caminhada aberta e de amigos”, referiu.
Augusto Sousa sublinhou – “sou um dos elementos deste trabalho, um trabalho para uma comunidade, para um Barreiro mais fraterno. Obrigada!”.

Para recordar este dia

João Peralta, presidente da Direcção do Rotary Clube do Barreiro, no final da sessão entregou a Augusto Sousa, o Diploma de «Profissional do Ano» e a placa que assinala a efeméride – “para recordar este dia”.
Lenine Rodrigues, artesão, que também integra a lista de distinguidos como «Profissional do Ano» ofereceu uma aguarela a Augusto Sousa.
Os dos biográficos sobre a carreira de Augusto Sousa foram apresentados por Armando Gomes.
Na sessão marcou presença Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro e Rui Lopo, vereador do Urbanismo e Vicente Figueiras, presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10153279684687681.1073742348.374205877680&type=3