12.1.16

Voluntariado leva música a lares e centros de dia

In "Diário do Minho"

Um projeto de voluntariado, que começa hoje e vai decorrer durante todo o ano, vai levar música e dança a idosos de seis instituições particulares de solidariedade social de Monção, revelou a Câmara local.

Em causa está o projeto "Música para Todos", promovido pelo Banco Local de Voluntariado que começa, hoje, às 15h00, na Santa Casa da Misericórdia de Monção com a atuação do Rancho FolMonção Projeto arranca hoje na Santa Casa da Misericórdia de Monção DR de envelhecimento», sustentou aquela autarquia.

O projeto que agora vai arrancar surge na sequência de outro, iniciado em 2013, denominado "Baús Volantes" para «proporcionar momentos de cultura, leitura e lazer à população sénior».

No projeto "Música para Todos" vão participar o rancho folclórico "Os Moleirinhos do Gadanha", a banda musical de Monção, a banda musical da Casa do Povo de Tangil, o rancho folclórico e São Mamede de Troviscoso, a Associação "Estrela dos Vales", o grupo de cavaquinhos "Os Teimosos", e as gaitas e cantares da Portela.

A Misericórdia de Monção, o Centro Paroquial e Social de Barbeita, Censo, Centro Paroquial e Social de Merufe, Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso e Centro Comunitário São Cosme e Damião, são as instituições abrangidas pelo novo projeto.
Redação/Lusa clórico "Os Moleirinhos do Gadanha".

O projeto que vai decorrer até fim do ano prevê «a deslocação de grupos musicais às seis instituições de solidariedade social do concelho», entre elas, lares e centros de dia.

Segundo aquela autarquia do Alto Minho, o objetivo do projeto passa por «proporcionar aos idosos institucionalizados do concelho momentos diferentes do habitual com boa disposição e recordações de outros tempos, uma vez que grande parte dos idosos tem vivências relacionadas com o mundo rural e etnográfico».

«A iniciativa reveste-se de grande importância para os idosos mas também para os jovens dos grupos musicais participantes que, desta forma, amadurecem a sua vocação de solidariedade e desenvolvem o seu conceito de cidadania ativa através de um melhor entendimento do processo