In "Jornal de Notícias"
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, assegurou, esta quarta-feira, que o país vai contar até setembro com mais médicos de família, reconhecendo que a sua falta é um "problema" no Serviço Nacional de Saúde.
"Isso é um problema e nós temos que preencher logo que possível as vagas de médicos de família. E aqui, a boa notícia, é que nós vamos ter médicos de família novos, a sair da sua formação, durante o mês de junho", disse.
Em declarações aos jornalistas, durante uma visita ao hospital de Portalegre, o governante afirmou que, "até agosto/setembro", vão ser colocados profissionais de norte a sul do país e que "alguns deles" vão exercer no Alentejo. Manuel Delgado não especificou quantos médicos de família vão entrar no SNS, assegurando apenas que será um "número significativo".
Lamentando a existência de utentes sem médico de família, o secretário de Estado sublinhou que no Alentejo vive-se "alguma discrepância" nesta matéria.
"Aqui no Alentejo há alguma discrepância. Por exemplo, na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano só oito por cento da população é que não tem médico de família, o que é muito bom", enalteceu.
O secretário de Estado da Saúde, que iniciou hoje uma visita de dois dias ao Alentejo, dando "ênfase" aos cuidados de saúde primários, explicou que a sua deslocação pretende "não só identificar os sucessos, mas também identificar os problemas" relacionados com o setor.
"Há aqui um sinal, no Alentejo, desde o ano passado para este que é positivo. Em termos gerais, diminuiu o número de atendimentos nas urgências, o que é sinal de que, eventualmente, do ponto de vista da resposta mais programada, as coisas melhoraram", afirmou.
Hoje em Portalegre, o governante inaugurou as novas instalações do hospital de dia do Hospital José Maria Grande, unidade que está em funcionamento desde novembro de 2015, visitando de seguida o serviço de cirurgia.
Manuel Delgado visitou depois a Unidade de Saúde Familiar (USF) "Raia Maior", em Campo Maior, fechando a manhã com a apresentação de um projeto de intervenção, relativo a clínica de alta resolução, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
Durante a tarde de hoje, o governante visita, no hospital de Beja, os serviços de consulta externa, imagiologia e de psiquiatria.
Na quinta-feira, Manuel Delgado tem agendada uma reunião com o conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo e uma visita ao Laboratório de Saúde Pública de Évora.
À tarde, marca presença na tomada de posse do novo conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e visita os serviços de urgência e de consultas externas do Hospital do Litoral Alentejano, no concelho de Santiago do Cacém.