In "Diário de Leiria"
Mostrar o dia-a-dia das crianças refugiadas, alertar para as condições precárias em que vivem, e sensibilizar a população para o drama dos refugiados é o objectivo da conferência ‘Uma criança é uma criança em qualquer parte do Mundo – um olhar sobre as crianças refugiadas: sentir, pensar, AGIR’, que irá decorrer no próximo dia 25, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria.
O evento tem como principal objectivo “a discussão de uma temática que está na ordem do dia, e pretende despertar consciências para o problema dos refugiados e das condições em que vivem, incentivando a população a contribuir para o auxílio nesta causa”, faz saber o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) numa nota informativa.
Com uma dupla vertente, o programa inclui ainda a exposição ‘Ilustrações sobre a realidade das crianças refugiadas’, da autoria de Sofia Lança Zambujo, mestre em Design de Ambientes e ilustradora. As ilustrações são acompanhadas por afirmações de crianças de várias escolas de Portugal sobre a realidade dos refugiados, e estarão presentes no átrio da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e nos átrios dos edifícios A, B e D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, entre os dias 18 e 25 de Maio.
Para Susana Sardinha Monteiro e Filomena Carvalho, docentes do IPL e membros da organização da conferência, “trata-se de uma iniciativa de cidadania activa e participativa, relevante pela sua actualidade e pertinência, de interesse transversal e de âmbito social, económico, político e académico”.
A conferência resulta da organização conjunta da ESTG e da ESECS, em conjunto com as associações Meninos do Mundo; Vida Activa; InterMEDIAR – Associação de Mediadores do Oeste, e EAPN: Rede Europeia Anti-Pobreza. Para além do painel de oradores convidados, com experiência na área, representando a sociedade civil e os meios associativo e académico, a conferência, organizada de forma interactiva, irá ainda contar com algumas surpresas destinadas aos participantes.
O evento tem entrada livre, condicionada a inscrição prévia, e decorre no próximo dia 25, a partir das 15h30, no Auditório 1 do edifício B da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria.
| IPL alerta para o drama das crianças refugiadas Iniciativa Conferência na ESTG de Leiria, no próximo dia 25, pretende alertar a população para o drama dos refugiados, sobretudo, das crianças ARQUIVO Conferência na ESTG conta com vários oradores convidados Programa inclui ainda uma exposição com ilustrações sobre a realidade das crianças refugiadas, patente na ESTG e ESECS