13.4.23

Desemprego está a descer após aumento desde o Verão

Marlene Cerqueira, in Correio do Minho



Em Fevereiro, o número de inscritos nos centros de emprego desceu, invertendo a tendência de subida vinha desde o Verão. No recente relatório do IEFP, o distrito conta 25.109 desempregados.


Desde Agosto que o número de inscritos nos centros de emprego do distrito de Braga subia sucessivamente, mas a tendência foi invertia em Fevereiro com o número de pessoas em busca de trabalho a diminuir.

Segundo os números são avançados no mais recente relatório divulgado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o distrito de Braga contabilizava no final de Fevereiro 25.109 desempregados, menos 303 do que em Janeiro.

O número de desempregados inscritos no IEFP desceu em nove dos 14 concelhos do distrito, sendo que as subidas ocorreram em Amares, Esposende, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vizela.
Guimarães mantém-se como o concelho com mais desempregados e foi também o registou maior número de novos inscritos. Tinha 6200 no final de Fevereiro, mais 110 do que em Janeiro.
Segue-se Braga com 5673 inscritos, menos 17.
Famalicão fecha o ‘top 3’, sendo também o concelho onde o número de desempregados mais decresceu em números absolutos: tinham 3573 no final de Janeiro e terminou Fevereiro com 3380, menos 193.
Em Barcelos, o número de desempregados no fim de Fevereiro era de 2125, menos 53 do que em Janeiro.

Segue-se Fafe, que contabilizava no relatório em análise 1779 desempregados, menos 72 do que em Janeiro.
Ainda na casa dos milhares, Vila Verde aparece com 1120 inscritos no IEFP, menos 47 do que em Janeiro.
Encontramos depois Celorico de Basto, com 780 desempregados, menos quatro.
Com mais três inscritos, Vizela terminou Fevereiro com 736 desempregados.
Esposende terminou o mês em análise com 725 inscritos no IEFP, mais 30.
Também com mais 30 inscritos face a Janeiro, o concelho de Póvoa de Lanhoso registava 715 inscritos no IEFP no final de Fevereiro.

Com menos 11 inscritos face a Janeiro, Cabeceiras de Basto terminou o mês de Fevereiro com 589 inscritos no centro de emprego.
Amares registou uma subida ligeira: mais dois inscritos, terminando Fevereiro com 514 desempregados.
Já Vieira do Minho registou um descida significativa no número de inscritos no IPEF: tinha 487 no final de Fevereiro, menos 68.
No fundo da tabela encontramos Terras de Bouro. Este concelho contabilizava 286 desempregados no final de Fevereiro, menos do que no mês anterior.