O documentário “Eu Sou”, com testemunhos e histórias de vida de oito pessoas que já experienciaram ou ainda vivem em situações de pobreza e exclusão social, é exibido a 13 de abril, às 15h00, na Casa das Imagens Lauro António.
O documentário, realizado em 2021 por Bruno Moreira e Filipa Gaspar, que procura sensibilizar para uma realidade das sociedades contemporâneas, proporciona uma viagem pelas vivências do desemprego, da migração e da exclusão, realçando, ao mesmo tempo, a importância da existência de um Estado Social.
A exibição de “Eu Sou” é, depois, o ponto de partida para uma conversa para cruzar olhares e reflexões em torno da interculturalidade e dos Direitos Sociais, na qual está prevista a presença de um dos realizadores e também de algumas das pessoas que protagonizam o documentário.
A sessão conta ainda com representantes do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza e da Câmara Municipal de Setúbal, entidades que organizam a iniciativa, de participação gratuita, mediante inscrição através do endereço de correio eletrónico setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.
A iniciativa é integrada na Semana da Interculturalidade, desenvolvida em Setúbal desde 2014, através da qual se procura estimular o diálogo e a relação entre culturas e, em simultâneo, mostrar que a interculturalidade é, também, uma forma de combater situações de exclusão social.