3.5.11

Alargamento da rede de creches promove natalidade e igualdade de género, defende Secretário de Estado

in Público on-line

O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, disse hoje que o investimento do Estado na rede de creches é uma “aposta estratégica” que promove a natalidade e a igualdade de género.

Ao intervir em Coimbra, na inauguração das obras de ampliação da creche do Centro Bem Estar Social Sagrada Família, Pedro Marques realçou que “um equipamento como este é também promotor da igualdade de género” entre pais e mães das crianças.

O projecto de ampliação e remodelação da creche do bairro da Conchada, com um investimento total de 784.500 euros, teve financiamento público, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, defendeu que cabe ao Estado criar condições para que os casais portugueses possam ter mais filhos, o que passa também, na sua opinião, pela oferta pública ao nível das creches.

Pedro Marques, que encerrou a cerimónia inaugural, responderia ao autarca do PSD salientando que, com o PARES, “uma das preocupações foi apoiar a natalidade”.

“Um equipamento como este é também promotor da igualdade de género”, ao garantir às mães, como aos pais, melhores condições para a sua realização profissional e acesso ao mercado de trabalho, adiantou.

O alargamento da rede nacional de creches, com apoio do PARES, “foi a nossa aposta estratégica”, disse o secretário de Estado da Segurança Social.

“Temos agora uma boa resposta em creches no concelho de Coimbra. Os direitos das crianças e das famílias estão a ser cumpridos todos os dias com equipamentos desta natureza”, referiu.

Para João Paulo Barbosa de Melo, “começa uma instituição renovada daqui para a frente”.

“Todos rejubilamos com este momento”, acrescentou o presidente da autarquia, que também apoiou o projecto com verbas e terrenos.

O Centro Bem Estar Social Sagrada Família acolhe crianças de Coimbra, sobretudo da freguesia de Santa Cruz, na creche, no pré-escolar e nas Actividades de Tempos Livres (ATL).

A sua ampliação permitiu receber mais 31 crianças na creche e criou um berçário, que antes não existia.

Para a presidente do Instituto Secular Sagrada Família, Fernanda Façanha, a cidade dispõe agora de “um renovado espaço para educar, com um ambiente acolhedor e de elevada qualidade, onde cada criança se sinta amada e respeitada”.

Pedro Marques seguiu depois para a Câmara Municipal de Tábua, onde presidiu à assinatura de contratos locais de desenvolvimento social (CLDS) para os concelhos de Arganil, Góis e Tábua.

O programa da visita do governante ao distrito de Coimbra compreendia a inauguração do Serviço Local de Atendimento ao Público da Segurança Social de Tábua, de manhã, e da creche da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, durante a tarde.