19.1.15

UE discute formas de melhorar Schengen. Grécia joga futuro no domingo

por Manuela Pires, in RR

Esta segunda-feira há reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. O tema principal do encontro é o combate ao terrorismo. Uma semana e meia depois dos atentados em Paris, a Europa tenta encontrar respostas e há vários países que defendem alterações ao acordo de Schengen.

O tema da reunião foi marcado pela chefe da Diplomacia da União, Federica Mogherini definiu o combate ao terrorismo como o ponto principal da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

Nos últimos dias a França, a Alemanha e a Espanha já fizeram saber que querem alterar o Tratado de Schengen, falam no risco que representa para a Europa o regresso de milhares de “jihadistas” que actuam no Iraque e na Síria.

A medida vai ser discutida também na próxima semana em Riga, na reunião dos ministros do Interior e da Justiça dos 28 Estados-membros.

Mas, para já, uma alteração às regras de Schengen recebe o apoio do coordenador antiterrorista da União Europeia: Gilles de Kerchove diz que “os instrumentos de controlo nas fronteiras externas foram concebidos na perspectiva dos estrangeiros, não dos europeus”, e neste caso “os cidadãos que partem da Europa para a Síria ou o Iraque são portadores de documentos de identificação europeus”.

O coordenador antiterrorista da União defende ainda a criação de um sistema europeu que regista os dados dos passageiros que utilizam o transporte aéreo. O sistema (conhecido pela sigla PNR) está bloqueado desde 2011 no Parlamento Europeu, porque não houve garantias de protecção dos dados. O registo com nome, data, itinerário, morada, número de telefone, número de cartão de crédito e bagagem seria transmitido às autoridades.

Gregos a votos
Esta é também a semana das eleições na Grécia. O partido de Extrema-Esquerda, o Syriza continua a liderar as sondagens e a Europa segue com atenção o desfecho destas eleições. Até porque a Grécia ainda não concluiu o programa de resgate e é preciso saber como é que o novo Governo vai lidar com a dívida.

Esta promete ser uma semana de expectativa nos mercados. Todas as atenções estão viradas para a primeira reunião do Banco Central Europeu na quinta-feira. Do encontro vai sair o anúncio de Mário Draghi de que o BCE vai avançar com a compra de dívida soberan.

UE presente em Davos
A partir de quarta-feira, nove comissários europeus participam no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, entre eles Carlos Moedas e Jean Claude Juncker.

Na quinta-feira, já em Bruxelas, o comissário europeu responsável pela Ciência e Inovação recebe Bill Gates, o fundador da Microsoft.