In "Diário de Leiria"
'Dar com o coração'. O tema da iniciativa sintetiza com rigor aquilo que Soraia Ribeiro pretendeu ao doar, no ano passado, refeições aos mais carenciados de Leiria na noite de Natal. Com o apoio da Cruz Vermelha, que disponibilizou uma carrinha, de vários estabelecimentos, como o Rei dos Frangos, que garantiram alimentos, e de alguns voluntários, a recém-empresária pôs 'mãos à obra' e garantiu uma refeição quente a várias pessoas, uma acção que este Natal torna a repetir.
No ano passado, a expectativa era a de que ninguém comparecesse ao 'convite'. "Uns dias antes do Natal andei a bater às portas de pessoas que vivem com dificuldades, sobretudo de idosos que vivem isolados, e disse-lhes que pelo menos um saco de comida e um abraço nós tínhamos para dar. Mas na verdade não esperávamos ninguém, tínhamos receio de que as pessoas não viessem buscar comida por vergonha", explicou.
O plano inicial era começar a acção pelas 17h00, mas os 'benfeitores' chegaram meia hora antes e já tinham gente à espera. "Às 19h00 já não tínhamos nada", conta, referindo que compareceram 100 pessoas.
As três equipas, uma que se deslocou a casa das pessoas, outra que passou por pontos da cidade referenciados como locais onde havia sem-abrigo, e outra que permaneceu junto à Sé, conseguiram reunir 100 pequenos cabazes, cada um composto por sopa quente, bacalhau, bolo rei e uma sandes de leitão, e distribuiu também aos mais necessitados outros produtos, alimentares e não só.
Para isso, a ajuda da restauração local foi crucial. Este Natal, a equipa espera atrair ainda mais pessoas "porque o nome 'Dar com o coração' já lhes é familiar" e porque são cada vez mais os que querem ajudar, acrescentou. Esta foi a forma que Soraia Ribeiro teve de "encher o coração" numa época em que o espírito solidário também aumenta e aquilo que reteve "foi do mais gratificante que há".
"Não temos noção daquilo que nos rodeia e percebemos isso quando as pessoas nos agradeceram por um prato de sopa ou uma garrafa de água, que para nós são bens quase adquiridos. E não estavam à espera de um cabaz tão bom", disse, sublinhando que "houve quem não esperasse pela noite para comer aquilo que tinha recebido".
Quem quiser contribuir com bens ou dar uma mão amiga neste dia poderá obter mais informações através do telefone 914449762. A acção vai acontecer a 24 de Dezembro, entre as 16h30 e as 19h00. | Voluntários distribuem jantares de Consoada em Leiria Solidariedade Grupo de leirienses volta a distribuir refeições quentes no dia 24 e procura voluntários ou espaços de restauração que queiram ajudar DR Acção solidária foi possível pelo apoio de espaços de restauração e de vários voluntários