in Público on-line
Taxa regressa aos valores dos últimos dois trimestres de 2014.
A taxa de poupança das famílias da zona euro fixou-se, no terceiro trimestre do ano passado, em 12,8% do rendimento disponível, subindo muito ligeiramente em relação aos três meses anteriores.
A estimativa divulgada pelo Eurostat para o período de Julho a Setembro aponta para um aumento de apenas 0,1 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre, em que a taxa estava nos 12,7%, igual à dos três primeiros meses de 2015.
A poupança das famílias no conjunto dos países da moeda única regressa assim aos valores registados nos últimos dois trimestres de 2014.
Já a taxa de investimento das famílias estava nos 8,3% no terceiro trimestre, mantendo-se igual em relação aos dois trimestres anteriores, mas recuando de forma ligeira face ao período homólogo, altura em que a taxa estava nos 8,4%.
Em Portugal, o INE já tinha divulgado a sua estimativa para a taxa de poupança das famílias, que voltou a cair, fixando-se num valor historicamente baixo. A poupança equivalia no terceiro trimestre a 4% do rendimento disponível, o valor mais baixo em, pelo menos, 16 anos (desde o primeiro trimestre de 1999).
Segundo explicou então o INE, a poupança diminuiu por causa do consumo privado e da ligeira diminuição do rendimento disponível.