in SIC
Entra em vigor esta terça-feira a isenção do IVA em mais de 40 bens alimentares. A SIC fez compras em duas grandes superfícies e explica-lhe como saber quanto é que vai passar a pagar.
Clientes e vendedores não acreditam que a medida vá ter grande impacto na carteira mas, a verdade, é que está aprovada e estará em vigor até final de outubro. Falamos do IVA 0% num cabaz de bens alimentares composto por mais de 40 produtos. Para ajudá-lo a perceber quanto vai poupar, a SIC foi às compras.
No site de dois hipermercados, pesquisámos pela mesma lista de compras: peras, cebolas, courgettes, tomates, arroz agulha, azeite, postas de pescada, costeletas de porco, leite e ovos.
Os preços não se alteraram em relação ao final de março. Há três semanas comprámos, por exemplo, cebolas, peras e pescada ao mesmo preço. Entre os dois hipermercados também não encontrámos diferenças.
Por causa das quantidades no carrinho e porque no Pingo Doce foram acrescentados por defeito três sacos de plástico, neste hipermercado, a despesa foi de 28 euros e 63 cêntimos, e no Continente foi de 28 euros e 68 cêntimos.
Todos os bens alimentares da lista já tinham IVA à taxa mínima (6%). A partir desta terça-feira esse IVA passa a 0%, logo a despesa passa a ser mais baixa.
Para saber quanto, divida o total por 1,06. Feitas as contas, a poupança nestas contas de quase 30 euros será de 1,60 euros.
Independentemente do que vai comprar, a fórmula para saber quanto é que um produto na prateleira ou no site custa sem o IVA é sempre a mesma: se o IVA for 13% ou 23%, é dividir o total por 1,13 ou 1,23, respetivamente.
Olhemos para dois bens alimentar. No caso do azeite, uma garrafa que custava esta segunda-feira 4,69 euros com a isenção do IVA ficará a 4,42 euros. Estamos a falar de 27 cêntimos por garrafa.
Já por um quilo de cebolas, em vez 1,99 euros vai passar a pagar 1,88 euros, um poupança de 11 cêntimos.