Lucília Oliveira, in Fátima Missionária
«Erradicar o pobreza, radicar a justiça», é o lema da semana nacional da Cáritas, que decorre de 1 a 7 de Março
O tema foi escolhido em sintonia com o ano de 2010 como Ano europeu do combate à pobreza e exclusão social. «Uma mensagem que traduz o propósito firme de contribuir para a superação das gritantes desigualdades que deixam na miséria tantos milhões de homens, mulheres e crianças, ao mesmo tempo que aponta para a justiça como sólido alicerce para a edificação de um mundo mais humano e solidário», salienta o antigo presidente da Cáritas diocesana de Leiria-Fátima,
Ambrósio Santos lembra que a acção da Cáritas não se esgota na ajuda às vítimas das grandes catástrofes, nem está confinada a uma circunstância ou lugar. «Actuando em cerca de 200 países do mundo, nenhuma necessidade lhe é estranha quando está em causa a dignidade humana», refere.
O ex-presidente que terminou agora o seu mandato à frente da organização diocesana apela a que as pessoas passem a ver «nos inumeráveis pobres do mundo ou ao pé da porta, as vítimas das muitas violências estabelecidas, em vez de responsáveis da situação em que se encontram?».