Lucília Oliveira, in Fátima Missionária
A mobilização contra a indiferença face à pobreza e à exclusão social pretende mobilizar a sociedade portuguesa com iniciativas mensais
Março será o mês dedicado à pobreza no feminino. Será lembrada, em particular, a disparidade salarial e as questões relacionadas com a monoparentalidade, adianta o portal VER.
No mês de Abril, a atenção estará voltada para os jovens, “para que se perceba que são hoje um grupo particularmente vulnerável e que é preciso que à qualificação crescente correspondam oportunidades de trabalho mais digno e menos precário”, adianta o responsável do Ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.
Depois do mês de Maio, dedicado às questões do trabalho; em Junho, as crianças merecem uma atenção particular. Agosto será dedicado ao voluntariado, “muito importante sobretudo no combate à exclusão social, sublinha Edmundo Martinho.
No mês de Setembro, a pobreza e exclusão estarão em análise, sobretudo o modo como afectam os idosos. As pessoas com deficiência serão lembradas em Outubro e os sem-abrigo em Novembro. Dezembro é mês de balanço e de encerramento das actividades.