Leonor Paiva Watson, in Jornal de Notícias
Programa apresentou ontem, no Porto, a primeira carrinha de aconselhamento a jovens
O Programa "Cuida-te", do Instituto Português da Juventude, apresentou ontem, quarta-feira, a primeira unidade móvel, no Porto. O projecto visa - além das cinco unidades que andarão, de Norte a Sul, perto das escolas - alargar o âmbito dos Gabinetes de Saúde juvenil do IPJ.
A iniciativa - que tanta celeuma levantou quando se falou da hipótese de as unidades móveis realizarem testes do VIH ou distribuírem preservativos pelos mais jovens - tem como grande objectivo a promoção de estilos de vida saudáveis por parte da juventude, através de cinco medidas que vão além das unidades móveis. "Reduzir um projecto destes à distribuição de preservativos ou à realização de testes de Sida não faz sentido algum", disse, ao JN, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
"De qualquer forma, nas carrinhas estarão profissionais de saúde. Farão o que entenderem que é o melhor para cada jovem. Funcionarão como uma unidade de saúde", atalhou Luís Alves, vice-presidente do IPJ, acrescentando que esta é "uma polémica chegou com 30 anos de atraso".
O projecto é , de facto, bastante amplo e visa, essencialmente, aconselhar os mais jovens - tanto nos gabinetes de saúde do IPJ como nas unidades móveis - sobre saúde reprodutiva, consumos nocivos (álcool, drogas), e nutrição e exercício físico.
O "Cuida-te" tem cinco medidas de actuação, sendo elas, as unidades móveis, que se deslocam às escolas para realizar o atendimento e encaminhamento dos jovens e realizar acções de sensibilização; as acções de formação sobre temas relativos aos mais jovens ; o Teatro-debate, que promove acções de teatro relacionadas com a promoção da saúde; os gabinetes de saúde dentro das várias instalações do IPJ, que fazem o atendimento e aconselhamento; e o apoio financeiro a projectos dirigidos para a promoção da saúde dos Jovens.
"Percebemos que os jovens se sentiam menos constrangidos em vir aos gabinetes de saúde do IPJ. Decidimos por isso dar um impulso a estes gabinetes, bem como à criação de unidades móveis. A nossa ideia é estarmos mais perto dos jovens, é poder aconselhar e prevenir certos comportamentos", explicou Laurentino Dias.
Foi ontem apresentada umas das cinco carrinhas que circulará no Norte. As restantes cinco circularão pelo Centro, por Lisboa e Vale do Tejo, pelo Alentejo e pelo Algarve. "Irão onde for preciso. Sempre que sejam solicitadas por qualquer escola, irão", pormenorizou Laurentino Dias.
"Este é um programa de saúde juvenil e o que pretendemos é dar respostas aos jovens", disse Luís Alves, do IPJ.