19.2.10

Lançamento do Ano Contra a Pobreza e Exclusão Social na Europa

in Fábrica de Conteúdos

Situação afecta 17% da população da UE-27


No conjunto da União Europeia (UE-27), 17% da população «vive abaixo do limite de pobreza», sublinhou esta quinta-feira o comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, no âmbito do lançamento do Ano Contra a Pobreza e a Exclusão Social.

A pobreza e exclusão social tendem a aumentar em vários países, apesar de actualmente já afectar 17% da população da UE-27, um cenário que carece de intervenção urgente. É com este propósito que os dirigentes da União Europeia e de França lançam esta quinta-feira, em Paris, o Ano Contra a Pobreza e Exclusão Social.

Cerca de 80 milhões de europeus vivem «abaixo do limite de pobreza» e esta é uma realidade que tende a aumentar. A análise por país mostra significativas disparidades dentro da UE-27, com alguns países a registarem 20% da população abaixo da linha de pobreza, como é o caso de Espanha, Grécia, Letónia e Lituânia.

No âmbito do lançamento do Ano Contra a Pobreza e Exclusão Social, um dado sublinhado em Paris foi o nível de pobreza entre pessoas que têm um emprego. Em Portugal, Grécia, Letónia e Polónia mais de 10% da população vive abaixo do limiar de pobreza apesar de ter emprego.

Segundo o jornal «La Croix», o comissário europeu Lazlo Andor frisou a urgência de um plano europeu de longo prazo para combater a pobreza.