in Jornal Público
O desemprego atingiu na região Norte taxas superiores aos 10 por cento desde o início de 2009, o que fez com que esta fosse a região do país mais afectada durante o último ano. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego era 10,1 por cento no primeiro trimestre de 2009, 10,5 por cento no segundo e 11,6 por cento no terceiro. A subida gradual ficou a dever-se aos sucessivos encerramentos de fábricas e de empresas no último ano.
Os números do desemprego para o 4.º trimestre são conhecidos hoje, quando o INE divulgar as estatísticas do emprego. No entanto, dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional conhecidos em Janeiro demonstram que o aumento do desemprego observou-se em todas as regiões do país no mês de Dezembro, quer comparativamente ao mesmo mês de 2008, quer em relação a Novembro passado, com a região do Algarve a registar as maiores subidas.
No Norte, a região do país que concentra o maior número de desempregados (44,2 por cento do total), ocorreram um crescimento homólogo de 5,9 por cento e uma subida mensal de 1,3 por cento.