in Diário de Notícias
O fundo de emergência da zona euro, dotado de 440 mil milhões de euros, deverá estar operacional até ao final do mês e tudo foi feito para que receba uma avaliação muito favorável por parte das agências de 'rating'.
A informação foi avançada pelo director geral do Fundo Europeu para a Estabilidade Financeira, Klaus Regling, em entrevista ao Financial Times, citada pela agência France Presse.
"Estamos prontos para agir assim que haja vontade política para o fazer", diz Klaus Regling.
Segundo Regling, foram tomadas medidas para assegurar que o fundo irá receber uma avaliação AAA, ou seja, o melhor possível das agências de 'rating': tem uma moeda de reserva e os Estados-membros concordaram em pagar até 20 por cento a mais do que a participação a que estavam comprometidos.
"Estou confiante de que podemos obter a nota máxima, talvez em Agosto", disse Regling.
Os governos da zona do euro decidiram criar este fundo em conjunto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), em maio, para acalmar os mercados que estavam muito preocupados com a crise financeira na Grécia e com a possibilidade de estas dificuldades se espalharem para outros países, como a Espanha ou a Alemanha.
Regling insistiu igualmente que os países apenas poderão recorrer a este instrumento sob condições muito estritas: "Não vai ser uma caixa Multibanco, todos estão de acordo que os países que tiverem este dinheiro terão que se curvar às condições a ele associadas", frisou.