in Jornal de Notícias
O secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, frisou hoje, terça-feira, que a tendência quanto ao desemprego é de "estabilidade" e que 2010 foi "bastante melhor" do que as previsões da "esmagadora maioria" dos comentadores e organizações internacionais.
Depois de o Eurostat ter divulgado que a taxa do desemprego se manteve em Dezembro em Portugal nos 10,9%, Valter Lemos sublinhou que Portugal é o 9.º país com maiores valores de desemprego.
"Todos os que pensaram que Portugal ultrapassaria os 11% em 2010 falharam. As previsões do Governo foram as mais certeiras", disse o responsável em declarações aos jornalistas.
O secretário de Estado admitiu a existência de um elevado desemprego, "um pouco superior à média europeia", mas sublinhou que os números agora divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia mostram que "a situação está estável".
Valter Lemos alertou ainda para o facto de o Eurostat ter revisto em baixa a estimativa para o mês de Novembro em uma décima.
Segundo o Eurostat, o desemprego em Portugal manteve-se nos 10,9% em Dezembro, face a Novembro, mas aumentou 0,6% face ao mesmo período do ano anterior.
"É verdade que temos crescimento homólogo de 2009 para 2010 mas este é bastante inferior ao que foi propalado pelos comentadores", acrescentou.