2.2.11

Universidade de Coimbra entre as dez melhores em visibilidade na Net

in Jornal de Notícias

A Universidade de Coimbra (UC) ocupa o 10.º lugar, a nível europeu, entre as instituições do ensino superior que atingiram maior visibilidade na Internet.

A nível mundial, a UC ocupa o 37º posto do ranking International Education Directory of Colleges and Universities, promovido pela 4 International Colleges & Universities (4ICU), que mede a visibilidade e presença na Internet das instituições de Ensino Superior.

De acordo com uma nota de imprensa da Reitoria emitida hoje, terça-feira, nas 200 universidades mundiais com maior visibilidade na internet "a UC é a única instituição nacional".

"Representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido", declarou, à agência Lusa, o vice-reitor António Gomes Martins, realçando que é o resultado da "nova cara Web" que a UC adoptou a partir de Outubro de 2007, e do "modelo desconcentrado de gestão dos conteúdos" utilizado.

Na sua perspectiva, é uma importante ajuda para a missão da instituição, ao facilitar na captação de alunos, especialmente de doutoramento, e proporcionar uma outra visibilidade para o desenvolvimento de parcerias entre investigadores.

A visibilidade na Internet, as redes em que a instituição está inserida, e a procura por alunos de diversas latitudes são formas de afirmar internacionalmente a Universidade de Coimbra, acrescentou.

Este é o melhor resultado de sempre alcançado por uma universidade portuguesa, depois de a UC ter já atingido o 11.º e o 14.º lugares, a nível europeu, em 2010 e 2009, respectivamente (39.º e 43.º no ranking mundial), sublinha a mesma nota de imprensa.

O site é assente numa estrutura que, por um lado, permite apresentar a universidade e as suas diferentes estruturas em todas as suas componentes, e, por outro, possibilita ao visitante o fácil acesso a informações sobre a actualidade, a história, as localizações ou os contactos da instituição.

A informação essencial é bilingue (português e inglês) e o sítio está construído de modo a permitir a leitura através de aplicações específicas, nomeadamente para invisuais.

O ranking da 4ICU inclui, actualmente, 10 mil institutos e universidades de 200 países. A Universidade de Coimbra tem vindo gradualmente a diversificar a sua presença na internet, com diversas contas institucionais no Facebook e Twitter, além da própria televisão web (UCV) e do espaço no iTunes U, lançado em meados de Janeiro.