in Público on-line
O bispo da Diocese de Bragança, Miranda, José Cordeiro, mostrou-se neste sábado “incrédulo e preocupado” com o abandono de idosos, e mesmo gente jovem, nos hospitais do distrito, uma realidade que jamais pensou encontrar nesta região.
O mais jovem bispo de Portugal está em funções há pouco mais de três meses e, apesar de ser natural desta região, confessou que não imagina encontrar nas visitas e celebrações que fez nos hospitais do Nordeste Transmontano, por altura do Natal, uma realidade idêntica à das grandes cidades.
“Pensei que, em Bragança, não era real isso: muitas pessoas que têm alta dos hospitais, mas não têm para onde ir”, disse, à margem de um encontro de instituições sociais católicas, que o próprio promoveu.
Entre os vários problemas sociais da região, “a solidão das pessoas” constitui uma das principais preocupações do prelado, depois de ter visto muitas nos hospitais “à espera que uma instituição, que alguém, que uma casa os acolha, porque nem a família, nem vizinhos, nem os amigos os acolhem”.
“Não só os idoso, mas gente jovem, o que é confrangedor. Pensei que em Bragança isso não acontecesse, que só fosse nos grandes centros e nas grandes capitais, mas no nosso distrito é uma triste realidade”, afirmou.
José Cordeiro prometeu o empenho da Igreja e das suas instituições sociais para ajudar a resolver este problema, nomeadamente através das paróquias e dos centros sociais.