24.1.12

Câmara e Fundação Bonfim fazem jantar para sem abrigo

in Diário de Notícias

A Câmara de Lisboa vai abrir pela primeira vez o seu refeitório a 200 sem abrigo e carenciados que, na quarta-feira, desfrutarão de um jantar comunitário, onde a comida distribuída nas ruas é substituída por uma refeição quente.

"Vamos fazer um teste no nosso refeitório, em Alcântara, e se as coisas correrem bem, estes jantares vão realizar-se quinzenalmente, até março e, daí para a frente semanalmente", disse à Lusa Marta Sottomaior, do departamento de desenvolvimento social da Câmara de Lisboa.

A iniciativa decorre de uma parceria do Departamento de Desenvolvimento Social da autarquia com a Fundação Bonfim com o objetivo de "estreitar os laços entre as pessoas sem abrigo e os voluntários das várias organizações" que habitualmente distribuem alimentos nas ruas.

"Eles têm capacidade para servir 200 refeições, mas alguma dificuldade em termos da disponibilização de espaço, pelo que decidimos ceder o refeitório para esta realização ", explica Marta Sottomaior.

A ideia é convidar para jantar "as pessoas que normalmente vão às carrinhas buscar alimentos e roupas e, pelos menos por um dia, dar-lhes uma refeição quente e condições mais dignas do que estarem a comer nas ruas, às vezes no chão", acrescenta.

A experiência dos dois jantares realizados o ano passado demonstra que "não são apenas os sem abrigo a recorrerem a estas refeições", registando-se, segundo a mesma responsável, "alguma procura por parte de famílias".

Daí que a câmara de Lisboa vá providenciar, no jantar de quarta-feira, "equipas técnicas que possam referenciar algumas situações que iremos tentar acompanhar e encaminhar".

Os jantares comunitários foram iniciados em 2011 com regularidade quinzenal, através do projeto Serve The City Lisboa, onde, segundo a informação divulgada pela câmara de Lisboa, se "partilha um bom ambiente, uma boa refeição quente, e por vezes até alguma animação cultural".

Dos resultados da experiência no refeitório que "no dia seguinte tem que estar arrumado, limpo e pronto a abrir para os funcionários da autarquia", dependerá o alargamento da iniciativa a outras instituições e, até "a criação de uma plataforma, incluindo a Santa Casa da Misericórdia e a Segurança Social, que nos permitisse servir jantares quentes todos os dias", conclui Marta Sottomaior.

O jantar comunitário terá início às 20:00, no refeitório da câmara, Alcântara (Av. 24 de Julho nº 171 -- C) e será aberto às primeiras 200 pessoas que chegarem.