Texto Lucília Oliveira, in Fátima Missionária
15.596 idosos viviam sozinhos ou isolados em 2011. «A solidão é muito bela, mas quando se tem perto de si alguém a quem o dizer», disse um dia o escritor Octávio Paz
Um grupo de cidadãos lançou uma petição pública na Internet para que o Parlamento crie uma comissão nacional para a proteção da terceira idade, que sinalize e encontre soluções para os casos de isolamento.«Os idosos devem ser uma preocupação da sociedade e do Estado», defendem os signatários. Esta é uma «triste realidade», acrescentam.
Já este ano, só nos últimos seis dias, foram encontrados dez idosos mortos em casa que já não eram vistos pelos vizinhos há algum tempo. Na petição defende-se a criação de uma comissão nacional que sensibilize e alerte para a realidade: isolamento, abandono, maus-tratos e negligência.
Neste ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, é lembrado que «a solidão em que vivem muitos idosos é uma situação muito dramática e muito preocupante que merece uma reflexão profunda e a tomada de medidas a curto prazo». Muitos dos idosos «vivem sozinhos porque foram abandonados pelos seus familiares, por se encontrarem doentes e muito debilitados», lê-se na petição.