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A Comissão Europeia prepara-se para lançar um prémio de inovação em memória do português Diogo Vasconcelos, antigo director da Cisco, que faleceu em Junho passado. O prémio Diogo Vasconcelos foi anunciado hoje em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O prémio terá uma periodicidade anual e tem como objectivo inspirar os novos empreendedores europeus.
“O Diogo era uma pessoa com uma energia e carisma fora do normal. Pensava à frente do seu tempo, desenvolvendo e conectando ideias e relacionando-se com pessoas novas, sempre com um objectivo em mente, um futuro melhor para todos. Empenhava-se com grande paixão e promovia novas formas de combater desafios como as alterações climáticas, o desemprego ou o envelhecimento da população”, explicou Durão Barroso.
Apelidando Diogo Vasconcelos de “uma das mais brilhantes mentes da sua geração”, Durão Barroso explicou que o executivo foi responsável pelo lançamento do e-governo, quando o agora presidente da CE era primeiro-ministro de Portugal. Um projecto inovador, então, na Europa.
“A sua visão de pôr as pessoas a aprenderem umas com as outras, e transformar as necessidades sociais e novas tecnologias em oportunidades económicas foi muito bem sucedida, chegou até nós”, concluiu o responsável.
Leia o discurso de Durão Barroso (em inglês).
O lançamento do Prémio Diogo Vasconcelos foi anunciado durante a apresentação do Hiriko, um veículo eléctrico financiado por fundos sociais e desenvolvido no País Basco, Espanha. “O Hiriko é simplesmente o tipo certo de projecto para a prioridade certa, contribuindo totalmente para o triplo objectivo nuclear da nossa proposta Europa 2020, que é crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, estimulando também a criação de emprego”, explicou Durão Barroso.
O presidente da Comissão Europeia explicou também que o Hiriko exemplifica “a importância de promover a excelência, a abertura de novas ideias e trocas entre o mundo da ciência e o mundo empresarial, assim como entre a Europa” e os parceiros internacionais.
Concebido pelo professora Bill Mitchell, do MIT, o veículo foi desenvolvido no Parque de Inovação Social de Bilbau, tendo como engenheiro responsável o português Armando Gaspar.